data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Neste domingo, estudantes de todo o país farão as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas do último domingo podem dar indícios de como será esse segundo dia de exame.
Segundo a tendência do primeiro dia de exame, "a prova está prometendo ser um pouco menor, com textos mais enxutos", diz o professor de física Leonardo Gomes, do curso online Descomplica. Mas isso não pode fazer com que os estudantes descuidem da interpretação de texto. "É importante buscar nos textos partes que importam [para a resolução da questão] e não sejam levados por palavras que não servem para nada", acrescenta.
No segundo dia de aplicação, os estudantes terão meia hora a menos, ou seja, cinco horas para resolver todas as questões da prova. Isso significa, de acordo com Gomes, que terão, em média, três minutos para cada questão.
UFSM promove fórum para ouvir e conhecer demandas da comunidade
- O desperdício de tempo é um grave problema. A cada 30 minutos, quando o fiscal tirar o papelzinho do tempo, o candidato tem que ter marcado 10 questões - recomenda o professor.
Para isso, a dica é buscar sempre as questões mais fáceis e, depois, voltar nas questões difíceis.
No segundo dia de prova, é importante também repetir o que funcionou no primeiro, segundo o professor.
Nessa reta final, a recomendação é que os estudantes façam o que os deixar mais tranquilos. Para quem se sente melhor preparado estudando, uma dica é fazer questões de provas antigas. É recomendada a revisão dos seguintes conteúdos: razão, proporção, porcentagem, geometria plana - áreas de figuras planas, geometria espacial - volume dos sólidos geométricos, probabilidade, estatística e funções.
DICAS DE ÚLTIMA HORA
Confira as dicas para a prova de Matemática
Confira as dicas para a prova de Química
Confira as dicas para a prova de Física